Uma reunião foi realizada nesta semana com representantes dos órgãos envolvidos na produção dos dias de folia. 

O Carnaval 2018 de Cabo Frio começa a tomar forma. Nesta semana, encontros foram realizados para definir alguns dos principais pontos da festa, que promete atrair milhares de foliões.

Um dos encontros foi convocado pela secretaria de cultura e contou com a presença de todos os órgãos envolvidos na produção dos dias de folia. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Comsercaf, Coordenadoria de Meio Ambiente, Saúde, Eventos, Turismo, além dos representantes dos blocos.

O secretário de Cultura, Ricardo Machado, abriu a reunião explicando que, neste primeiro momento, o objetivo é trocar informações com os representantes dos órgãos e passar as diretrizes da Prefeitura Municipal. Uma segunda reunião será agendada no fim do mês para os detalhes finais.

Todos os esquemas de segurança, trânsito, socorros e limpeza também foram discutidos neste primeiro momento. A Comsercaf, por exemplo, anunciou que vai realizar o “bloco da limpeza” logo depois dos blocos de rua. A Secretaria de Saúde informou que vai reforçar as equipes nas Upas do Parque Burle e Tamoios. Também haverá reforços no número de ambulâncias.

“Nossa última reunião será para trazer soluções para outros os problemas que estamos detectando”, finalizou o secretário de Cultura.

Na próxima semana representantes de alguns órgãos farão um tour pelos principais pontos da cidade para mapear questões referentes à trânsito, limpeza, segurança e outros. Neste ano, Cabo Frio celebra o ‘Carnaval das Culturas’.

Festa terá 30 blocos por toda a cidade – No início da semana, o prefeito Marquinho Mendes recebeu representantes da Associação dos Blocos de Cabo Frio, em seu gabinete para tratar sobre a programação e resolver o impasse do desfile na Praia do Forte.

Na ocasião, ficou acertado que 30 blocos desfilarão em diversos bairros da cidade. Destes, quatro irão desfilar na Praia do Forte, mantendo a tradição. Eles farão o percurso na Avenida Litorânea, no trecho próximo ao Hotel Mandai. Será um bloco por dia neste trecho, com os desfiles ocorrendo a partir do meio-dia até as 18h. Após o término, o Bloco da Limpeza irá passar no local.

Também haverá som mecânico na orla da Praia do Forte das 10h às 22h durante os dias de Momo. O roteiro de todos os 30 blocos deve ser divulgado pela Associação que os representa até a próxima semana.

A Secretaria de Cultura irá promover ainda uma programação especial na Praça da Cidadania, na orla da Praia do Forte. Entre as atrações haverá bailinho infantil, a volta do bloco Brincareta e um encontro das escolas de samba da cidade.

“Já avançamos muito no Carnaval. O prefeito Marquinho Mendes se sensibilizou com o pedido dos blocos e liberou para que saiam. É importante ressaltar que os quatro blocos que desfilarão em um trecho da Praia do Forte causarão o menor impacto possível. Este é o objetivo: que as principais vias da cidade não sejam impactadas pelos blocos”, disse o secretário de cultura, Ricardo.