Juntamente com o 1° Jazz e Blues Fest, festivais oferecem excelentes opções culinárias.

Juntamente com o 1° Jazz e Blues Fest, que acontece neste final de semana em Rio das Ostras, outros dois festivais seguem a todo vapor na cidade: Festival de Petiscos de Quiosques e de Frutos do Mar. Além de boa música, os eventos oferecem excelentes opções gastronômicas.

Os festivais de Petiscos de Quiosques e o de Frutos do Mar vão reunir dezenas de estabelecimentos com receitas inéditas a um valor acessível.

Frutos do Mar

O Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras encerra neste domingo, 10. São 16 estabelecimentos participantes, sendo 13 concorrentes e três como participações especiais, com receitas inéditas comercializadas a preços até R$ 29.

Serão premiados os três mais bem avaliados pelos três jurados que compõem o júri técnico. Nesta avaliação, serão levados em conta os quesitos: apresentação, criatividade, paladar e atendimento.

O consumidor também poderá avaliar os restaurantes e o mais bem classificado será premiado pelo voto popular. Para o cliente, serão disponibilizados cartões nos quais poderão votar em até dois restaurantes por cédula. Em seguida, o participante poderá colocar os votos nas urnas disponibilizadas em todos os restaurantes e concorrer a um jantar com direito a um acompanhante.

Petiscos

O Festival de Petiscos de Quiosques vai até 17 de dezembro e os quiosques oferecem, no seu cardápio, uma porção de 300g de petiscos a um preço de R$15. Os permissionários participantes serão avaliados por um júri, composto por cinco representantes, escolhidos entre os patrocinadores, Poder Público e técnicos em gastronomia.

Para escolher o melhor petisco, os participantes serão avaliados nos quesitos: atendimento, higiene do ambiente, apresentações do produto e pessoal e qualidade do sabor. Em caso de empate na pontuação geral, o critério de desempate será a maior nota na ordem dos seguintes itens: atendimento, higiene do ambiente, apresentação do produto, apresentação pessoal e qualidade do sabor.  Além do voto técnico da comissão julgadora, os petiscos serão avaliados pelo júri popular, que vai poder votar de acordo com a sua preferência. Os vencedores serão premiados.

“Estou muito satisfeito com o Festival. No primeiro final de semana já vendi 100 pratos. A expectativa é de que aumente ainda mais nos próximos dias. Mesmo durante a semana, quando o movimento diminui, estamos com muitas saídas”, contou o comerciante Daniel Monteiros Reis.

Daniela Bairros

Crédito: Maurício Rocha