Diversos peixes estão aparecendo mortos nas Praias de Tamoios e Barra de São João. 

Diversos peixes estão sendo encontrados mortos nas Praias de Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio, e em Barra de São João, segundo distrito de Casimiro de Abreu. A cena inusitada alarmou banhistas, que frequentam ambos os locais.

Há diversas teorias do motivo da morte dos peixes. Mas, a principal é com relação ao uso de agrotóxicos nas margens do Rio São João. Vale lembrar que ambas as praias estão ligadas ao rio.

O Biólogo de Macaé, Henrique Abrahão, reforça que é comum casos como esses. “Não posso afirmar que esse é o caso do Rio São João. Mas, geralmente, quando acontece a mortalidade de peixes pós período de chuva, sendo eles oriundos dos rios, é muito provável que seja por conta dos agrotóxicos utilizados em fazendas às margens do rio”, explicou Henrique.

Mas, há também moradores das proximidades, que informaram que a chuva não foi o canal transmissor desses agrotóxicos. Segundo denúncias, um barco teria descartado intencionalmente alguns produtos químicos no rio, o que ocasionou o problema.

“Na semana passada um barco fez o descarte de produtos químicos no Rio. No dia a água estava verdinha. Depois disso, os peixes começaram a morrer”, contou um morador que não quis se identificar.

Entramos em contato com a Prefeitura de Cabo Frio, que por meio de nota informou que a Coordenadoria de Meio Ambiente está ciente da denúncia e tomando as devidas providências, incluindo uma vistoria programada para esta semana. O ICMBIO também foi acionado, tendo em vista que é o órgão responsável pela Apa do Rio São João.

Entramos também em contato com a Prefeitura de Casimiro de Abreu, mas não obtivemos respostas.

Thaiany Pieroni