O Grupo Amigos dos Colégios de Macaé e região pretende organizar um jogo beneficente para homenagear o craque Zico. O “galinho” completará 65 anos de idade no dia 3 de março de 2018. A ideia é realizar uma partida de confraternização para homenagear o ex-jogador no dia 9 de março, no Moacyrzão. Além dele, o evento deve contar também com a presença do campeão do mundo Bebeto e de Fernando Macaé, um dos maiores nomes da história do futebol macaense.

Além da homenagem, o Grupo Amigos dos Colégios pretende entregar a Zico o título de cidadão macaense. Para o evento, os organizadores estão pedindo a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Todo o material arrecado será doado para instituições de caridade do município.

No mesmo dia, os organizadores vão estar realizando a 2ª edição do Torneio de Futebol dos Colégios Estaduais de Macaé e região. Além de escolas da cidade, a competição deve contar com a participação de colégios de outros municípios. Um deles é Rio das Ostras. O grupo busca também expandir os horizontes e captar mais escolas da região. Até mesmo por isso, a organização do evento vai se reunir na próxima semana com o secretário de esportes de Carapebus.

“O jogo beneficente de homenagem ao Zico seria realizado após as finais das categorias masculino e feminino do torneio de futebol. Hoje trabalhamos com 7200 alunos da rede pública de ensino. Zico também é ligado a projetos sociais e sua equipe abraçou a ideia. Temos cerca de três meses para trabalhar nesse projeto e fazer esse evento acontecer”, contou Pedro Costa, um dos organizadores.

“Queremos fazer um torneio bacana para os alunos. Temos um regulamento no torneio que só permite a participação desde que o estudante não tenha mais do que três notas vermelhas. É uma forma de incentivarmos eles a frequentarem a escola e estarem sempre estudando. Além disso, o evento dará a oportunidade deles conhecerem um ídolo do nosso futebol e jogar em um estádio que já recebeu muitos craques”, afirmou Danilo Galvão, também organizador do encontro.

Tanto o jogo beneficente quanto o torneio estão sendo organizados pelo trio formado por Danilo Galvão, Pedro Costa e Alexandre Sales. “O objetivo de realizar a homenagem no início do ano é fazer com que o aluno já comece o ano letivo motivado. Posteriormente, pretendemos realizar outro evento no meio do ano após as férias de julho para evitar a evasão escolar”, explicaram Danilo e Alexandre.

Sérgio Barcellos 

Foto: divulgação