O projeto agora segue para sansão do Governador Pezão. 

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei 2.538/13, do deputado Paulo Ramos (PSol), que estabelece uma nova divisão entre os municípios de Cabo Frio e Armação de Búzios.  No total, 49 Deputados votaram pelo projeto. Sendo apenas um voto contrário e uma abstenção; Os outros 47 foram favoráveis a decisão.

Com a mudança, o Rio Una marcará o limite entre os municípios. Automaticamente, o bairro Maria Joaquina, que atualmente pertence a Cabo Frio passará a fazer parte do Búzios.

Esse é um sonho antigo dos moradores da localidade, que alegam que há anos são mais ligados a Búzios que a Cabo Frio. Inclusive, na justificativa do autor do projeto, o mesmo enfatiza que os moradores de Maria Joaquina já trabalham, estudam, recebem atendimento médico-hospitalar e realizam atividades recreativas em Búzios.

“Desde a emancipação da cidade, esse bairro já deveria ter sido incorporado, então foi um erro. A população vive um drama, porque o município de Cabo Frio não investe no bairro e Búzios não pode fazer isso por não ter essa competência jurídica”, afirmou Paulo Ramos.

O projeto segue agora para a sansão do Governador Luiz Fernando Pezão, o que deve acontecer nos próximos 15 dias.

Thaiany Pieroni