O bairro, que atualmente, pertence a Cabo Frio sonha em se tornar Buziano. 

O projeto de lei nº 2538/2013, de autoria do Deputado Paulo Mello, que estabelece uma nova linha divisória entre os municípios de Cabo Frio e Búzios, está na pauta desta terça-feira, 05, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Caso seja aprovado, o bairro Maria Joaquina, que atualmente pertence a Cabo Frio se tornará parte de Búzios.

A expectativa para que a mudança seja aprovada é grande. Em maio deste ano, o projeto já foi aprovado em primeira votação. Além disso, em reunião realizada entre os prefeitos de Búzios e Cabo Frio, ambos também se mostraram favorável à ideia.

“Este projeto passa por duas votações. Uma já aconteceu em maio e passou. A segunda votação será nesta terça feira. Caso também passe, esse projeto aprovado vai pra governador Pezão para ele aprovar”. Explicou representantes da Comissão denominada “Maria Joaquina Pertence a Búzios”.

A mudança de município é uma demanda antiga dos moradores do bairro Maria Joaquina, que alegam se sentirem abandonados pela administração de Cabo Frio há anos. Esses mesmo moradores, afirmam que, na maioria das vezes, recebem suporte de Búzios, com relação a educação, saúde, dentre outros serviços básicos. E por isso, seria mais justo tal alteração.

Thaiany Pieroni