O Ginásio do Juquinha recebeu no último final de semana as finais do Torneio Regional de Basquete das categorias sub-16 e sub-19. Quem acabou roubando a cena foi o Geração Basquete, de Campos, que faturou o título de ambas as categorias. O Macaé Basquete acabou ficando com o vice do sub-19, além de um 3º lugar na classificação geral do sub-16.

Na final da categoria sub-16, o Geração Basquete não tomou conhecimento do Frade e venceu por 41 a 29. Na disputa do terceiro lugar, o Macaé Basquete atropelou o Águias Basquetebol por 67 a 24. Na decisão do sub-19, o Geração Basquete voltou a se impor e garantiu o título ao bater o Macaé por 41 a 29. O terceiro lugar ficou com o Frade, que venceu o Tênis Clube por 58 a 34.

A competição serviu para consolidar a modalidade na região, mostrando a força das categorias de base. Só o Macaé Basquete possui cinco categorias (sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-19).Isso sem falar nos 250 jovens inscritos no projeto Basquete na Praça, que disponibiliza aulas gratuitas em diversos polos de Macaé.

“É visível para todos que acompanham o basquete não só no município de Macaé, como também em toda a nossa região, que os jovens têm criado uma identificação muito forte com a modalidade. Eles andam com camisas de time, sabem nomes de jogadores e equipes do NBB e NBA. Esse e outros fatores fazer com que eles queiram se inscrever no nosso projeto (Basquete na Praça) ou participar de nossas peneiras”, avaliou o coordenador e técnico do sub-19 do Macaé Basquete, Pablo Costa.

Atualmente, o Macaé Basquete é patrocinado pela Unimed Costa do Sol, EDF Norte Fluminense, Falck Safety, SAME, Planet Cinemas, Fiel Turismo, American Insight, Cavaleiros Comunicação, Ramada Steak House, Íris Mídia, ACIM, Vivendas da Lagoa e Maple Bear. Além disso, conta com o apoio da Universidade Estácio de Sá, Tênis Clube e empresas parceiras do programa Somos Macaé Basquete.

Sérgio Barcellos

Foto: