Evento será na Praia da Imbetiba, das 9h às 22h, e vai homenagear o professor de química macaense, Antonio Alvarez Parada, o Tonito.

 A Secretaria Municipal de Educação de Macaé realiza entre os dias 23 e 25 de novembro, o I Festival de Literatura e Cultura de Macaé (FLICMAC). O evento será na Praia da Imbetiba, das 9h às 22h e vai homenagear o professor de química macaense, Antonio Alvarez Parada, o Tonito.

Na programação do evento, participação do Planetário Móvel do Rio de Janeiro, debates, shows, espetáculos infantis, contação de histórias, palestras e apresentações realizadas por alunos e professores, com objetivo de promover o interesse e estimular o hábito da leitura aos cidadãos.

O Planetário Móvel 360°, da empresa RPC Cultural, estará nos quatro dias do evento recebendo os visitantes e ofertando aos alunos da rede municipal de ensino uma sessão por dia, gratuita, sobre os planetas.

No dia 23 de novembro (quinta-feira), às 14h, a 3ª edição do festival de Dança Afro promete animar o público.  Nos próximos dias, a ficha de inscrição estará disponibilizada no site da prefeitura de Macaé. A FLICMAC também vai promover a premiação do Concurso de Crônicas da Cidade Universitária.

O evento contará com espaços diferenciados para todos os setores culturais,  como o Palco Tonito Parada, uma tenda para apresentações teatrais, de dança e shows. O tablado “Causando na FLICMAC” será um espaço coberto com exposições, conversas com artistas e apresentações relacionadas ao público jovem. A tenda FLICMACZINHA receberá apresentações de contação de histórias, musicais, mágicos, brincadeiras e oficinas direcionadas às crianças.

Café Cultural

 O Café Cultural ficará localizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde o  auditório será direcionado para mesas-redondas, lançamentos de livros, conversas com artistas, pocket shows e a exposição sobre a vida e a obra do professor Antonio Alvarez Parada.

O espaço “Parada Literária” será destinado à leitura dos visitantes com livros de todos os gêneros literários e para troca, com a participação inclusive da “Biblioteca Sobre Rodas”, ônibus da secretaria de Educação.

O Galpão Literário será um grande espaço coberto com estandes, onde ficarão localizadas as exposições interativas realizadas pelas unidades escolares. Haverá exposição de trabalhos desenvolvidos para Literarte; oficinas gratuitas para crianças, jovens e adultos que serão ministradas pelos profissionais da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional; pescaria literária; livrarias e editoras. O “Espaço Diversão” contará com atividades para crianças. A praça de alimentação será recheada de muitas opções nos estandes e food bikes do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros.

Sobre Antonio Alvarez Parada

O grande homenageado do festival, Antonio Alvarez Parada, foi professor de química durante muitos anos no Colégio Estadual Luiz Reid, e tem seu nome numa unidade escolar localizada na Praia da Imbetiba. Tonito, como era carinhosamente conhecido por seus amigos e alunos, foi também escritor, poeta, historiador e jornalista, destacando-se como o maior historiador macaense, e seguramente, um dos maiores do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Daniela Bairros

Crédito: Divulgação