Evento será no Auditório Cláudio Ulpiano, das 8h às 17h, na Cidade Universitária

Com o tema “Prática pedagógica, novos olhares, muitos saberes”, será promovida nesta quarta-feira (08), na Cidade Universitária, em Macaé, a IV Jornada de Orientação Pedagógica. O evento será no auditório Cláudio Ulpiano, das 8h às 17h e será promovido pela Secretaria de Educação.

Com 76 profissionais, o objetivo é integrar orientadores pedagógicos, entre educadores, supervisores, gestores, estudantes do curso Normal e de Pedagogia, além de profissionais de cidades como Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Búzios, Tanguá e São João da Barra. A expectativa é receber cerca de 200 participantes. A intenção é também orientar e mobilizar o grupo de profissionais da educação quanto aos desafios e estratégias da atualidade e ações inovadoras diante da realidade local e global.

Na programação, debates, palestras e apresentações culturais. O primeiro tema destacado será na mesa-redonda “A prática pedagógica no cotidiano escolar” com a pedagoga do Instituto Federal Fluminense (IFF) e especialista em Psicopedagogia, Alessandra da Rocha; professora orientadora pedagógica e coordenadora do segundo segmento do Ensino Fundamental em Tanguá, Letícia Alfradique Ayres Bittencourt, além da professora orientadora pedagógica, Scheila Ribeiro de Abreu.

Haverá ainda apresentação musical do Colégio Municipal Botafogo. O tema também será apresentado pela supervisora de ensino nas prefeituras de Armação de Búzios e Cabo Frio e especialista em Educação Inclusiva (Unirio) e Alfabetização (UFF), Vanessa de Aguiar Menezes.

A jornada segue às 14h com apresentação dos gestores das unidades municipais Botafogo e Wolfango Ferreira (Barra). O Colégio Municipal Wolfango Ferreira vai evidenciar o assunto “O trabalho em parceria dos professores orientadores pedagógico e educacional no enfrentamento da infrequência”. Também haverá apresentação da companhia “A.G.P Dance”.

Já a unidade Botafogo vai destacar a temática “Planejamento de estratégias para a superação de defasagem na compreensão leitora nos sextos anos”. No final da jornada, a partir das 16h, os participantes vão assistir apresentação musical do professor orientador pedagógico, José Wilson Cardoso Ferreira.

Daniela Bairros

Crédito: João Barreto