Atribuições da corporação se destacam pela proteção de bens, serviços e instalações municipais, priorizando a integridade dos cidadãos

No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Guarda Municipal, servidores que defendem e protegem os bens, serviços e instalações da Administração Municipal. Em Rio das Ostras, a corporação, que recentemente completou 23 anos de criação, caminha junto com as demais secretarias municipais para um melhor atendimento à população.

Essa data foi estabelecida em 2009, quando foi sancionada a Lei 12.066, que instituiu o Dia Nacional da Guarda Municipal. Para o secretário de Segurança Pública, Tenente Coronel PM Eduardo, é importante reconhecer o trabalho de toda equipe, uma vez que o empenho de todos os servidores tem sido fundamental para a realização das diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura.

Para o Tenente Coronel PM Eduardo, que assumiu a Secretaria de Segurança Pública no início deste ano, trata-se de um momento especial na carreira dele. “Liderar homens e mulheres de bem, honrados e compromissados é simplesmente sensacional. Salve nossa Guarda Municipal, Guarda Cidadã. Eu confio na Guarda Municipal de Rio das Ostras”, finalizou o secretário.

Roberto Nunes da Silva é guarda municipal mais de 12 anos. Natural de Duque de Caxias, ele escolheu Rio das Ostras para trabalhar e formar sua família. Atualmente, Roberto trabalha na Ronda Escolar. “Fico muito feliz em saber que nosso trabalho tem um papel social importante, principalmente pelo reconhecimento dos alunos, pais e profissionais da educação”, disse o guarda, enfatizando que se sente honrado e feliz com o trabalho que desempenha.

Outra guarda municipal, que também está na corporação há 13 anos, Diana Alves, fala com alegria de seu trabalho. Natural de São João de Meriti, ela veio para Rio das Ostras para trabalhar tendo como principal motivação a cidade que a acolheu de braços abertos. “Ao longo desse tempo e graças ao meu trabalho, pude estudar e conquistar uma formação de Nível Superior em Serviço Social”, conta emocionada.

A GM Diana ainda faz questão de destacar que o aprimoramento profissional também foi constante ao longo dos anos em que atua como Guarda Municipal. “Todos os dias que saio para o trabalho faço isso com muito orgulho da farda que visto e da instituição que represento”, disse.

EFETIVO – As atividades do guarda municipal não têm caráter militar ou investigativo. Atualmente, a GM de Rio das Ostras conta com 395 servidores, que desempenham funções de Guarda Patrimonial, Defesa Civil, Guarda Ambiental (Biomas Marinho e Terrestre), Grupamento de Operações Especiais (GOE) e Transito, além de atuar na segurança da população, trabalhando em cooperação com as polícias e contribuindo para preservar a vida de pedestres e motoristas na orientação do trânsito.

O trabalho integrado com as forças policiais instaladas no Município é outra ação importante da corporação, principalmente no combate à criminalidade e a violência urbana. Ao longo do ano a GM ajudou a polícia militar na recuperação de diversos objetos furtados como bicicletas e carros por exemplo.