Postos de biometria funcionam no feriado desta quinta-feira, 12 de outubro

Tunan Teixeira

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou nesta quarta-feira, 11, que os postos de atendimento responsáveis pela realização do cadastramento biométrico dos eleitores de Rio das Ostras vai funcionar normalmente no feriado desta quinta-feira, 12.

No sábado, 14, excepcionalmente, porém, não haverá atendimento ao público, em razão da suspensão dos sistemas da Justiça Eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o fim de semana do feriado prolongado.

“Os eleitores de Rio das Ostras que ainda não fizeram a biometria obrigatória podem realizar o cadastramento no feriado desta quinta-feira, 12. Nesse dia, os dois postos de atendimento irão funcionar das 10h às 16h”, informou o TRE-RJ

O Tribunal lembrou ainda que quem quiser evitar filas pode agendar o atendimento pela internet, através do site www.tre-rj.jus.br/biometria, ou pelo telefone (21) 3436-9000.

O cadastramento biométrico é obrigatório para os mais de 85 mil eleitores de Rio das Ostras, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.

“Quem não fizer o procedimento até 9 de dezembro terá o título cancelado e, além de ficar impossibilitado de votar nas próximas eleições, não poderá tirar passaporte, prestar concurso público ou obter empréstimos em bancos oficiais, entre outros impedimentos”, alertou o TRE-RJ.

Para fazer a biometria, o eleitor deve levar documento de identidade oficial e um comprovante de residência, como conta de luz ou água, mas uma correspondência expedida por pessoa jurídica, como, por exemplo, instituições bancárias ou de crédito, tevê por assinatura ou a cabo, empresas e órgãos públicos, entre outras, desde que emitido até três meses antes da data do atendimento atmbém será aceita.

Os postos de atendimento para o cadastramento biométrico estão funcionando na Vila Olímpica, na Rua Irmã Faustina, s/n, no Village, e no cartório eleitoral do município, que fica na Avenida Guanabara, 3.837, no Bosque da Praia.

Foto: Reprodução