Cerca de 300 alunos, na faixa etária dos nove anos de idade, e que ainda não estão totalmente alfabetizados, estão recebendo aulas de reforço.

Daniela Bairros

A Secretaria de Educação de Rio das Ostras, com objetivo de garantir a total alfabetização de alunos da rede municipal de ensino, criou o Projeto Superação. A iniciativa é direcionada a alunos até o terceiro ano do Ensino Fundamental, com objetivo de oferecer fluência de leitura, compreensão e produção textuais.

O projeto, iniciado em maio deste ano, já beneficia cerca de 300 estudantes, na faixa etária a partir dos nove anos de idade, oferecendo aulas de reforço com materiais específicos e diversificados.

O projeto foi criado, depois que a Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação (Casa da Educação) fez um diagnóstico junto aos alunos que cursam até o terceiro ano do Ensino Fundamental e constatou que os estudantes ainda não estavam plenamente alfabetizados.  Para combater a defasagem, os profissionais estão oferecendo duas aulas semanais, de 120 minutos cada, nas quais são reforçadas as bases de aprendizagem dos conteúdos de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

O Projeto Superação está sendo realizado em 13 diferentes unidades de ensino. Todos os professores, segundo a Secretaria de Educação de Rio das Ostras, recebem apoio e acompanhamento dos coordenadores da Casa da Educação, participando de reuniões quinzenais e construindo propostas didático-pedagógicas diferenciadas e diversificadas.

 

Crédito: Maurício Rocha